Dia da Gentileza

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Oi pessoal, tudo bem?

O tema da AF&LBN do mês de novembro foi: Dia da Gentileza, que rolou dia 13 de Novembro. Estou bem atrasada, mas nunca é tarde para ser gentil. Com os outros, e com você mesmo.

Gentil: adj. Que descende uma boa linha; nobre.
Que demonstra ou contém elegância; elegante.
Que desperta empatia pela bondade de seus sentimentos e/ou pelo requinte de seus comportamentos; delicado.
Em que há delicadeza e graça; gracioso.
Que tende a encantar; encantador.

Acho que a palavra que mais me chama a atenção nessa definição de dicionário é: empatia. Quando comecei a pensar sobre gentileza, não conseguia definir bem. Meu amigo Gabriel (que tem alguns textos publicados aqui) disse:

Gentileza pra mim é o dia dia, não tem nada de grandioso. Deixar alguém com mais itens passar na frente no mercado, quando não vai se prejudicar com isso. Deixar alguém com cara de preocupado passar na tua frente na fila da passagem do ônibus e por ai vai.

E eu poderia falar sobre isso, sobre atos de gentileza, de empatia, de se preocupar com o próximo, de tentar ajudar o máximo possível em cada devida situação, mas preciso falar sobre a gentileza na comunidade lolita.

O pouco que vejo da comunidade internacional me desanima demais. A única foto que eu cheguei a postar num grupo do Facebook internacional teve um comentário grosseiro: “isso não é lolita”. Como assim, depois de passar ANOS vendo revistas, pesquisando, namorando as marcas, e conseguir finalmente juntar dinheiro e comprar meu primeiro outfit numa Lucky Bag da Bodyline, chega uma pessoa que nem me conhece e fala uma coisa dessas. A pessoa nem sequer deve ter pensado no caminho que eu percorri até chegar ali, e nem mesmo o que eu sentiria ao ler o comentário dela. Total falta de empatia. Falta de gentileza.

Ela poderia ter falado de muitas outras maneiras, com críticas construtivas. “O comprimento da sua saia não está correto”, “faltou um detalhe x”. Mas ela escolheu falar do jeito que falou. Assim como nós fazemos as mesmas escolhas todos os dias, de ser ou não gentil com as outras. Já é muito difícil tomar a decisão de vestir a moda lolita. Muitas não tem dinheiro próprio (ou não tem dinheiro suficiente), não tem apoio dos pais, amigxs, namoradx, colegxs. Muitas não tem a segurança com seu próprio corpo. Já é difícil tomar o primeiro passo. Por que tornar as coisas ainda mais difíceis?

Mas, pior ainda do que enfrentar a falta de gentileza dos outros, é enfrentar nossa própria falta de empatia. É até engraçado, pensar que nós somos os únicos que nos conhecemos profundamente e verdadeiramente, que sabemos tudo que passamos, que sentimos. E mesmo assim, conseguimos nos cobrar de atitudes que não podemos tomar, nos cobrar de objetivos que nem precisamos alcançar.

Isso me faz lembrar desse vídeo, com uma cena da série My Mad Fat Diary.

Não é fácil, eu sei que não é, ser sempre gentil com você mesmo, e nem com o próximo. As vezes estamos tão distraídos, tão absortos em nossos problemas, que não gastamos um segundo para respirar fundo e pensar antes de falar algo cruel. Antes de pensar algo cruel. Mas eu acho que é possível sim começar agora mesmo. Quanto mais gentileza nos enchermos, mais teremos para compartilhar.

Seja gentil com você mesmo, se perdoe. Tudo bem ter comido demais no KFC ontem (xD que foi meu caso). Tudo bem não ter conseguido ir malhar essa semana. Tudo bem estar ansiosa para encontrar a família nas festas de fim de ano (sempre difícil). Tudo bem seu cabelo não estar perfeito. Tudo bem o cabelo de fulana não estar perfeito. Tudo bem a fulana não parar de reclamar. Cada um está lutando sua batalha, e um elogio pode fazer toda a diferença do mundo. Para o outro, e para você mesmo.

Inclusive, temos uma plataforma que serve SÓ para elogiar e mandar carinho e amor para nossas lolitas queridas do BR. É a página Valentine’s Lolita Br. Que tal passar lá e deixar um ato de gentileza para alguém que pode estar precisando? <3

Esse foi um que deixaram pra mim, agradeço de coração! <3 

É isso por hoje pessoal! Espero que tenham gostado.

Para ver mais postagens e blogs, visitem a página da AF&LBN~

blognetwork3

Kissus,

~Natsu

Sigam-me nas redes sociais!

fa in