Coletor Menstrual

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Oi pessoal, tudo bem?

O post de hoje vai ser bem feminino, bem honesto, e com TMI (informação demais xD). Quem tiver nojinho (e quem não tiver interesse ou for se ofender) pode ir saindo de fininho que não tem problema.

Vou contar tudo sobre minha experiência com o coletor menstrual. Acho super importante, porque foi com amigas e colegas falando sobre ele que eu criei coragem de comprar e experimentar. Assim, espero poder inspirar migas ao meu redor para fazer o mesmo.

Eu comecei a ouvir falar sobre o coletor pela internet, claro, e um vídeo que me encorajou muito foi esse, de uma blogueira que eu sigo muito fofinha. Eu adorei como ela foi sincera, como ela mostrou o copo e explicou várias coisas.

E fui pesquisando marcas que poderia comprar. Acabei decidindo pela InCiclo quando vi vários reviews de brasileiras sobre ela, inclusive o da Jout Jout. Eu achei o valor super justo, pela durabilidade dele. Ele chegou super rápido, bem embaladinho, super confiável. Minha única tristeza foi não ter variedade de cor xD Mas isso seria só uma frescura a mais, claro.

Chegoooou! Super rápido! 😍😍😍

A post shared by Aline (@alinearie) on

Pra minha sorte, ele chegou um dia antes de chegar a minha menstruação! Então pude já testar imediatamente \o/~. Eu li o manual de instruções inteirinho, e recomendo que leiam. Ele dá dicas super importantes e tira várias dúvidas.

A minha principal dúvida era de quanto tempo poderia ficar com ele dentro do corpo. Já ouvi gente falando 8 horas, 12 horas, 6 horas. No meu caso, como eu trabalho fora o dia inteiro, eu fico mais de 8 horas fora de casa. E das opções que eu teria de ou limpar ele no trabalho, ou esperar algumas horas a mais e limpar em casa. Eu preferi limpar em casa. Primeiro porque é bem mais higiênico. No manual ele explica que caso você tenha que fazer isso na rua, pra levar com vc um lencinho umedecido para limpar o copo antes de colocar de volta (pensando no caso de você não ter acesso a uma pia junto à privada, como é nos banheiros públicos). Segundo, porque não é tão simples assim colocar e tirar.

A primeira vez que fui colocar… acho que eu parecia estar num circo, de tanta acrobacia que eu fiz HAUHAUAHUAHAU. A melhor maneira (na verdade, a única maneira que eu consegui) foi agachada. De cócoras, no chão. Assim, como diz no manual, a vagina “encurta”, e fica suuuuper mais fácil de colocar no lugar. A primeira impressão que tive é que ele não tinha ido “fundo” o suficiente, mas depois li no manual que não vai mesmo fundo. Ele fica na ponta, mas pelo menos a minha ponta foi o suficiente para até a pontinha do copo entrar (e eu não precisei cortá-la). Como eu estava acostumada com o absorvente interno descartável, que vai láaaaa no fundo xD, foi super diferente a sensação.

O mais importante de tudo é: RELAXE! É só relaxada que a coisa vai, viu xD Tem que respirar fundo. Uma das melhores dicas que peguei da Jen (no vídeo que coloquei ali em cima) foi passar o dedo ao redor do copo, dentro da vagina, para colocar ele no lugar certinho. Isso ajuda também já a limpar a área, para você não sujar sua calcinha. No manual mesmo fala que se você estiver insegura, pode usar um absorvente externo, em caso de vazamentos. Mas, eu não tive um vazamento sequer! =D Foi super eficiente, e esse esquema de passar o dedo foi o suficiente pra tirar qualquer vestígio que tenha sobrado que pudesse ter vazado pra calcinha.

Ah gente, e não pode ter nojo! É só sangue. E, ao contrário do que muita gente pensa, não tem cheiro nenhum!!! O cheiro vem do sangue ser coagulado no absorvente descartável, e isso não acontece no copo, que é de silicone cirúrgico. Continua sendo sangue e podendo sujar, mas é muito mais higiênico. Acreditem em mim, MUITO mais. Na hora da troca, você tira o copo, joga o sangue na privada, dá a descarga, e pronto. Foi-se. Sem lixo fedendo, sem banheiro fedendo. No meu caso, eu primeiro dava uma enxaguada nele com o chuveirinho da privada (quem tem um desses em casa? ADORO), e depois lavava com sabão anti-bactericida na pia. Limpinho. No fim do ciclo, você precisa ferver o copo na água. Eu separei uma panelinha velha só pra isso, e pronto, ninguém se incomodou. (A panelinha que vende no site deles é muito cara ¬¬).

*EDIT*

Uma boa alma me avisou que não é qualquer panela que serve para ferver o copo! Busquei mais informações, e é o seguinte:

Lave o coletor menstrual com água e sabão neutro de 2 a 3 vezes ao dia. Enxague-o bem. Ao final de cada ciclo, recomendamos fervê-lo por 5 minutos. Não se deve usar panelas de alumíno, nem de teflon, pois elas soltam substâncias metálicas que podem danificar o silicone. A Panelinha InCiclo é feita de ágata. Por ser esmaltada é um produto atóxico de baixíssima porosidade. A superfície é lisa, o que facilita a limpeza.

Você pode higienizá-lo no microondas usando aqueles recipientes para esterilizar chupetas e mamadeiras no vapor.

Também é possível utilizar um recipiente próprio para microondas em tamanho suficiente para coloca água até cobrir completamente o copo menstrual e ainda assim não passar de ¾ da capacidade do pote. Conte de 2 a 3 minutos após o inicio da fervura. Normalmente demora 1 minuto para começar a ferver.Fique atenta para não passar do tempo.

Não use vinagre, desinfetante, sabão de máquina de lavar louça, álcool e etc. Estes produtos podem danificar o silicone além de aumentar o risco de irritação.

***

Ah sim, a primeira vez que fui tirar também foi beeeeem difícil. Ele escorrega bastante, e pega vácuo na vagina xD Então é um desafio. O melhor jeito que eu achei foi de cócoras, e apertar ele no meio, pra ele dobrar e sair o vácuo, e só depois puxar. Não adianta puxar pela pontinha xD Tem uns que vi que tem até uma argolinha, mas você tem que fazer MUITA força pra tirar ele com o vácuo. Então é mais fácil tirar o vácuo antes.

Gente, vou ser BEM sincera agora, o que mais me ajudou no processo todo foi conhecer minha vagina. xD Sim, seríssimo. Eu sabia que o tamanho não ia me incomodar. Sei que pontos machucam quando eu coloco os dedos. Não tenho medo ou vergonha de passar o dedo em volta, de tirar, de colocar, de ficar molhada no processo. Tudo isso faz parte, é meu corpo e eu preciso ter intimidade com ele. Pra quem está com medo de incomodar, de machucar, de não caber…. não precisa ter medo nenhum. O copo já e super pequeno (e existem tamanhos menores ainda), ele é super flexível. Você sente que ele está lá, mas não machuca, e não incomoda. Dá pra andar com ele e dormir com ele SOSSEGADA.

E a longo prazo, o copo menstrual sem dúvida é muito melhor para o meio ambiente. Muito melhor para o bolso, e para o dia-a-dia. Não tem a preocupação de ter absorvente na bolsa, de trocar toda hora, de vazar, de feder. E você não tem a preocupação de perder um membro ou de morrer por causa da Síndrome do Choque Tóxico, que é avisada em letras minúsculas nos absorventes descartáveis.

Veredicto final: MARAVILHOSO. Vou continuar usando e nunca mais comprar absorvente descartável. <3

Espero que tenham gostado desse “review”, e que tenham coragem de experimentar! Vai mudar a vida de vocês para melhor~ Qualquer dúvida, é só me perguntar! Podem mandar mensagem pelo face, sem medo =*

Kissus,

~Natsu

Sigam-me nas redes sociais!

fa in